sábado, 11 de setembro de 2010

A ELC na Teia Baixada 2010!!!


Nessa última semana a Escola Livre de Cinema, que também é Ponto de Cultura, ficou toda mobilizada com a realização da Teia Baixada 2010 Territórios Culturais, que aconteceu nos dias 08, 09 e 10 de setembro de 2010 no Espaço Cultural Sylvio Monteiro e no SESC - Unidade Nova Iguaçu.

A Teia Baixada foi o encontro dos Pontões, Pontos e Pontinhos de
Cultura da Baixada Fluminense, e assim como acontece todos os anos com a TEIA Nacional (a última aconteceu em março deste ano em Fortaleza), esse encontro serviu para que houvesse debates para discussão de políticas públicas, encontros e troca de experiências, oficinas, apresentações artísticas, mostras e etc, só que dessa vez tudo voltado para os pontos da Baixada Fluminense.

A nossa participação na Teia Baixada se deu através de nosso Stand que exibiu durante todo o evento produções da ELC, cobertura do evento pelos nossos mediadores, oficinas de PinHole (com o fotógrafo Maurício Medeiros) e Edição em Premiere (com o também fotógrafo e professor da Turma de Animação da ELC
Clayton Leite) além da Oficina intitulada "Dez dicas para trabalhar com a Palavra, Corpo e Território na
Ação Cultural", baseada no livro "Guia Afetivo da Periferia" de Marcus Vinicius Faustini (para saber mais sobre esse trabalho acesse o Blog do Apalpe). Teve também apresentação da Banda Visão Periférica, do nosso diretor Anderson Barnabé.

Um ponto muito importante para nós durante a Teia Baixada, foi a visita de TT Catalão, Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, em nossa Escola. Valeu pela grande atenção TT!!!
Acreditamos que encontros como esse servem para esse tipo de experiências: trocas, encontros, conversas e valorização da cultura e dessa vez da cultura na Baixada!

3 comentários:

Egeu Laus disse...

A Teia Baixada foi linda. Obrigado pela presença da Escola Livre de Cinema.
Um abraço a todos!
Egeu Laus

ORDEM DOS TROVADORES a beira do caos disse...

Bela iniciativa em Nova Iguaçu. Sou professor da rede e não conheço ainda esta Escola. Onde fica?

Guilherme

Tecelã disse...

Não estive na Teia, mas adorei conhecer a ELC, levada pelo Vitor Clin.
Obrigada à Luana e todo o pessoal da Escola. Vida longa a ela!!