sábado, 11 de dezembro de 2010

ESTÉTICA CENTRAL

Já imaginou um festival Audiovisual que oferecesse na hora, gratuitamente, toda a estrutura necessária para a produção de um vídeo, seja em celular ou câmera digital? Esta é a inovação que o Estética Central traz: os participantes podem produzir seus vídeos com ajuda de monitores desde a concepção de roteiros até a edição de imagens.


Iniciado no ano de 2009 nas imediações da Central do Brasil, neste ano de 2010 o Estética Central inovou e vem de encontro ás possibilidades estéticas da Baixada Fluminense e subúrbio carioca.

Um dos muitos portos que o Estética Central ancorou foi a Escola Livre de Cinema, onde foram convidados os pequenos realizadores que normalmente frequentam a ELC em regime de horário integral.

As crianças, com a orientação dos monitores, criaram seus roteiros, filmaram, dirigiram e editaram juntos com os monitores do Estética seus filmes de até um minuto.
O contexto de todos os roteiros foi voltado para o que a ELC tem como motivo de sua narrativa cotidiana: O Território. Território de vivencia e convivência, nosso lugar. Um lugar que tem!
Surgiram filmes sobre a rua Santos Filho, sobre o Banco abandonado e até sobre a relação deles com a internet.

Quem viu nossos pequenos trabalhando, pode identificar neles os traços de criadores preocupados com seu olhar e com sua obra: Concentração, senso de equipe, paciência, percepção, visão crítica e estética são apenas algumas das caracteristicas apresentadas por eles durante o longo dia de trabalho.





O resultado? O resultado você poderá acompanhar pelo site do Festival Estética Central no endereço:




Um comentário:

Veh disse...

Saudades desse lugar incrível. Lugar de criação, descobertas, crianças, jovens, cinema, histórias e tudo mais... saudades, muitas!