sábado, 12 de março de 2011

CAPACITAÇÃO MONITORES 2011

Os primeiros passos dos 7 novos monitores da Escola Livre de Cinema foram dados. Participaram da oficina de Videografismo com a Artista paulista Paula Ordonhes (http://exerciciosdesintese.blogspot.com/) e passaram por um processo de seleção com a equipe da ELC. Faltava os arranjos finais: A capacitação.

(Primeiro encontro com a nova equipe de mediadores
com seus monitores para capacitação)


Formação imprescindível para que os trabalhos diários em sala de aula se transformem em percepção subjetiva dos alunos em relação a sua vida, seu próprio corpo e seu território. Para tanto, todas as segundas, semana na ELC (com o coordenador de animação Clayton Leite), semana na UFF (com o professor Cezar Migliorin e a professora Eliany), os mediadores são estimulados e preparados para fazer com que o processo metodológico seja o mais criativo e instigante possível para os 160 pequenos criadores de audiovisual das turmas de terça, quarta, quinta e sexta feira da Escola Livre de Cinema.











Os professores da UFF, Cezar Migliorin e Eliany, coordenadores da parceria ELC x UFF nos dias 10 e 11 de Março desenvolveram atividades práticas de aquecimento, relaxamento, percepção corporal, além de distribuírem fotos antigas para que os mediadores fizessem um filme de ficção científica com estas fotos mais recortes do filme, Boosterism. Também ficou acordado que as reuniões de segunda serão de 9 às 15h, tanto na ELC quanto na UFF e na próxima segunda (14/03) nosso encontro será na UFF. Para este encontro os monitores terão as seguintes tarefas:











- Pesquisar músicas de Bach;
- Pesquisar filmes de no máximo 10 minutos para exibirem para as crianças;
- Escolher 3 tópicos a serem comentados do texto sobre cinema que o César deixou (Cinema na sala de aula - com Alain Bergala);
- desenvolver atividades que experimentem a percepção do objeto câmera.

Nossa base de trabalho: Perceber e criar

As atividades que serão desenvolvidas com as crianças nos dias 22, 23 e 24/03 são:

- Confecção das plaquinhas (papel, tesoura, barbante, piloto) para cada criança;

- Escrever na plaquinha três coisas que gosta, sendo que uma delas é mentira, além do nome;

- Andar num espaço em silêncio experimentando ritmos ao som de Bach (sugestão inicial) com observação das plaquinhas dos outros;

- Em roda, cada um falar o que perceberam de mentira e em seguida os próprios falarem sobre suas mentiras;

- Pausa para o filme;

- Formar grupos de três crianças. O grupo deverá juntar suas mentiras e formar um diálogo/história/frase com elas (esta atividade será gravada com a câmera e projetada no telão)

Nesses dois dias de conversa foram dadas algumas citações de livros e filmes que podem contribuir para a construção deste processo:

Livros:

- O mestre ignorante

- A hipótese cinema

- Clube do filme

- Traduzir o outro

- Os melhores contos de ficção científica da literatura

Filmes:

- Boosterism

- Cinedoc New York

- A ilha do medo


(NA PRÓXIMA SEMANA A CAPACITAÇÃO ESTARÁ FOCADA EM PRÁTICAS DE ANIMAÇÃO E SERÁ REALIZADA PELO COORDENADOR DE ANIMAÇÃO DA ELC CLAYTON LEITE)


Um comentário:

paula ordonhes disse...

que legal, gente. fiquei com vontade de estar aí com vocês, participando. abraços a todos, bom trabalho e até breve!!