terça-feira, 5 de abril de 2011

Máquina do tempo: A introdução


As turmas de terça da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu iniciaram hoje o preparo para a viagem no tempo, que ocorrerá em breve. Os alunos viajarão para a Pré História e para o início da Idade Média. Os pais, parentes e amigos dos alunos já foram avisados dos experimentos altamente inovadores. Antes da máquina do tempo, serão construídas cápsulas do tempo, que permitirão o envio de mensagens e objetos para outras épocas.

Como ainda não existem cientistas nas turmas e por ser a ELC uma escola de cinema, assistimos trechos de filmes e curta metragens que poderiam auxiliar na construção do invento: As cápsulas de teletransporte do longa "A mosca", o jogo espacial "Zathura", as invenções do Franjinha em "A máquina do tempo, de novo?" e, por fim, uma estreia mundial: "Novo mundo", realizado em Miguel Couto pelos mediadores Lucas Dias, Marina Gomes e Marina Moreira.


Mediadores e alunos, seres viventes de 2011, decidiram enviar mensagens para o passado, contando sobre maravilhas da era digital, como o YouTube. "Quem não conhece o YouTube não vive nesse planeta", declarou o construtor de cápsulas aprendiz Daniel Silva. Convencidos de que os seres viventes de épocas passadas precisavam conhecer coisas como o YouTube, iPad e calça saruel, as cápsulas começaram a ser planejadas, em pequenas tripulações de 4 integrantes cada.

Cada grupo possuia 2 objetivos: Elaborar um manual de construção da cápsula e planejar os itens que enviarão ao passado. Para isso, cada grupo era constituído por um piloto, um escrivão e técnico de montagem de cápsulas, um fotógrafo e montadores que operariam as peças e parafusos.

A construção das cápsulas, que será realizada na próxima semana, será registrada através da técnica Pixilation. Para tanto, os construtores das cápsulas analisaram referências contidas na internet.

Abaixo está o manual de construção de uma das cápsulas:

Número de peças: 40
Número de montadores: 2
Piloto: Gabriel Luiz

Mensagens:
- Sabemos voar
- Temos tecnologia
- Temos câmeras fotográficas
- Temos uma máquina de gelar


Por Josy Antunes e Daniel Soares

Um comentário:

Unknown disse...

Que foto legal! Parece uma máquina ou um protótipo de uma.