quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Máquina do Tempo!


Nessa quarta-feira, as turmas da Escola Livre tiveram sua primeira experiência de viagem no tempo. Cada turma escolheu um período que gostariam de representar. Uma escolheu viajar para o egito antigo, na época dos faraós, enquanto a outra turma viajou para o futuro, imaginando como seria a vida na Terra após o derretimento das geleiras do Pólo Norte.


A ideia era a seguinte: primeiro as turmas produziriam um catálogo de imagens e fatos sobre o período que eles estavam “visitando” e, fingindo ser representantes desses momentos históricos, enviariam desenhos, pinturas e cartas para a outra turma receber em abril de 2011. Seriam como “documentos históricos”. Para fazer esse contato, além de produzir esse material todo, precisávamos também construir uma máquina do tempo, que poderia transportar um passageiro de volta para os dias de hoje.

Cada turma teve sua própria ideia de como seria essa máquina. A turma de manhã construiu um corredor de cadeiras por onde o viajante deveria passar vestindo um capacete especial. A máquina precisava de um operador que controlaria o painel de controles enquanto o viajante estivesse atravessando. A turma da tarde também utilizou as cadeiras, mas para construir um túnel do tempo.

Para essa máquina funcionar o viajante precisava entrar em um pequeno carro e atravessar o túnel dirigindo. Ela possuía, também, um controle remoto que indicava qual ano você queria, facilitando o comando da máquina do tempo. Ao final da aula os viajantes escolhidos estavam prontos para fazer a travessia imaginária do tempo para levar à outra turma o material histórico que todos ajudaram a produzir.

Por Marina Gomes e Lucas Dias

Nenhum comentário: