quinta-feira, 9 de junho de 2011

Idéia na caixola

Apesar de estarmos experimentando o audiovisual e suas vertentes com o intuito de produzirmos um video de ficção científica, hoje foi a primeira vez que entramos no campo de organização da composição do filme, abordando, principalmente, o roteiro.

Uma das primeiras coisas que fizemos foi dizer "O que é roteiro?".. cada um teve sua chance de falar sua noção de roteiro. Após assistimos um vídeo no youtube do roteirista Roberto Moreira falando sobre a criação do roteiro.

http://www.youtube.com/watch?v=oJWl2vBxFcg&feature=player_embedded

Também assistimos os videos com as historias criadas na ultima aula, a partir de elementos aleatórios. Postados no blog e na nossa página no vimeo: www.vimeo.com/turmasdequinta .

Como estamos na início da reta final, começamos a pensar e nos dividir em duplas (ou no máximo trios) para a equipe do filme. Trabalhamos pensando tudo o que já fizemos e todas as técnicas que usamos. As duplas ou trios estavam livres também para implementar novos elementos, além dos que já tínhamos.
























Também continuamos com a nossa catação de imagens de arquivo, digitalizando-as para posteriormente utilizá-las no filme ou em outro exercício como a pintura no scanner.













Enquanto os roteiros eram produzidos, uma nova técnica nos conduziu a criar mais elementos pro filme. A 'pintura scanner' surgiu a partir do projeto de Marcelo Camelo que pode ser acompanhado no link:


Utilizamos um scanner para fazer uma pintura abstrata com tintas da maneira que quiser, depois usamos uma parte do nosso corpo para ser também digitalizada no aparelho assim como a pintura. Tendo as duas imagens, o programa Photoshop nos dá suporte ao fundi-las para criamos pinturas misturadas ao nosso corpo ou como no caso de alguns pequenos, às fotos de arquivo.













O resultado dessa experiência você acompanha abaixo:


- Muito Doido, Por Fellipe Gabriel


- Mão colorida, Por Gabriel Luiz


- Gabriela, Por Gabriela


- Rosa Amarela, por Kimberli


- B. Boy Thales, Por Thales Emanuel



- Livre, Por Brenda Policárpio


- PG, Por Eduarda



- Robocep, Por Flávio



- Caderno Jardim, Por Ingridy Rosa



- GB, Por Rafael



Por Marina Rosa e Marina Moreira

Um comentário:

Érica de Campos disse...

Pessoal, o resultado foi ótimo heim! Eu já tinha assistido o vídeo do Marcelo Camelo em uma das aulas da turma de Audiovisual para educadores, e quando o assisti pensei realmente que aquilo ali poderia ser levado para sala de aula, e vocês, mais uma vez provando que "tudo" é possível, basta criatividade, vontade e apoio (quem dera que toda escola fosse assim!).
Ah, eu fiz uma postagem no meu blog sobre a Arte do Marcelo Camelo e coloquei o link de vocês lá, se puderem dar uma olhadinha, fazer um comentário... Bem seria uma honra! Abraços!

http://miscelaneapedagogica.blogspot.com/2011/06/art-scan-de-marcelo-camelo-inusitada.html