terça-feira, 7 de junho de 2011

Um dia absurdo!


As turmas de terça iniciaram as aulas hoje com uma notícia triste. Para recebê-la, deitamos confortavelmente sobre almofadas coloridas na sala de animação.
A notícia fazia referência ao futuro da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu: As turmas ficaram sabendo que a ELC será demolida e dará lugar à construção do primeiro labirinto da Baixada Fluminense. O labirinto será feito de mato e trará de volta à vida um antigo pântano que existia em Miguel Couto.No meio do labirinto haverá distribuição gratuita de camarões. O problema é que para chegar ao centro, é preciso enfrentar uma porção de jacarés.A turma embarcou na história de tal forma, que cogitaram a possibilidade da produção de um abaixo-assinado contra a novidade.Na verdade verdadeira, a notícia foi proposta para introduzir atividades a partir da palavra "absurdo".No dicionário, "absurdo" significa "contrário ou repugnante à razão".E as aulas de hoje foram completas fugas da razão/realidade/coisas comuns.Foi proposto que todo mundo só falasse coisas absurdas, inclusive para coisas simples como ir beber água.Por exemplo: "Preciso regar a planta que mora na minha garganta. Posso?"
















A principal atividade do dia consistia em criar histórias utilizando os espaços da ELC. Haviam placas coladas no teto, na sala preta, na escada e nos banheiros. As placas diziam "teto absurdo", "sala preta absurda", "escada absurda", "banheiro absurdo 1" e "banheiro absurdo 2".
Criamos histórias a partir de cada elemento e estando em cada local. Cada história surgiu mais absurda que a outra.O teto absurdo se revoltou contra os humanos, a sala preta absurda virou ímã para outras dimensões, a escada absurda virou nave para um casamento entre humano e E.T. em Marte.As propostas absurdas foram planejadas para estimular a criação desconectada da realidade. Esta forma de pensamento será muito útil na produção de nossos filmes, que serão de ficção científica.



Por fim, assistimos todos os vídeos e exercícios feitos desde o começo do ano: De stop motion à sonoplastia.
Os vídeos trouxeram a discussão sobre quais técnicas serão usadas nos filmes produzidos.

As turmas se dividiram em grupos de 3 ou 4 componentes: As equipes que produzirão juntas até o fim do semestre.

Por hoje,
Fim.


Por Josy Antunes e Daniel Soares

Um comentário:

viczinhaah disse...

Putz a ideia do Baixo-Assinadoo foi minha hen!Euu lembroo.rs'