quarta-feira, 6 de julho de 2011

Blognovela!

A narrativa e os conflitos dos folhetins novelísticos vêm ao longo das décadas encontrando porto seguro nos lares brasileiros de todas as classes sociais sem distinção.


Aula 05 de maio


Era lugar comum, há 30 anos atrás, toda a família se reunir envolta do rádio para que juntos, pudessem acompanhar os últimos capítulos das novelas do rádio.
















Aula 12 de maio
















Resultado da aula 12 de maio


Pode até parecer uma época imemorial, mas, até bem pouco tempo atrás, a televisão era apenas um sonho para a maioria das famílias de todo mundo com um poder aquisitivo de mediano a baixo.


Aula 26 de maio


Entre as décadas de 40 e 50, o rádio era o meio de difusão mais popular entre todas as classes sociais nos mais diversos países e um dos meios de entretenimento mais famosos e hipnotizantes. Neste período da história mundial da comunicação, os rádios ofereciam para seus ouvintes um produto infalível: as radionovelas, até essas serem substituídas pelas telenovelas, com o advento da televisão, o que perpetuou estes folhetins pelos lares mundiais. E fez do Brasil seu maior e mais bem sucedido produtor e claro, consumidor.















Aula 02 de junho - presença da convidada Loeni Mazzei (maquiadora - loenimazzei.blogspot.com)
















Resultado da aula 02 de junho


Abraçando a popularidade desta narrativa que sobrevive ao passar dos anos e a evolução das mídias, a Escola Livre de Cinema lança o desafio para uma das turmas deste ano de 2011. A criação de uma Blognovela, ou seja, a mesma estrutura narrativa pautada em conflitos melodramáticos, porém, a plataforma para acompanhamento dos espectadores é um Blog, atualizado diariamente com personagens definidos, conflitos de relações e todos os artifícios possíveis antes utilizados pelas rádios e emissoras de televisão para garantir ibope fiel de seus espectadores.


Resultado da aula 09 de junho


Há dois meses a turma de Blognovela vêm se encontrando todas as quintas-feiras com a orientação do fotógrafo Clayton Leite, adquirindo técnicas de fotografia (vide fotos). Após esse primeiro momento ligado à parte técnica da produção, os alunos mergulharão em aulas de roteiro, para a partir daí começarem a criar os personagens, produzindo e atualizando diariamente a Blognovela da ELC.













Aula 30 de junho

















Resultado da aula de 30 de junho



Acompanhem aqui cenas dos próximos capítulos!

Nenhum comentário: