quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Moleskine Inventário

Esta semana, começamos a praticar e exercitar nossa criatividade já com a mão na massa.
Decidimos criar um Moleskine Inventario, aquele carderninho utilizado para anotações, transformou-se no nosso inventario de colagens. O principal era a resignificação das imagens não deixando de lado nossos gostos e opiniões.



















Como o nome MOLESKINE não é muito comum, decidimos também procurar o seu significado, e olha o que achamos:

"Moleskine (AFI: [mɔleˈskine]) é uma marca de cadernos de notas produzida pela empresa italianaMoleskine SRL. Embora o nome aluda ao tecido de mesmo nome, moleskin, o caderno não é produzido ou revestido com ele, e sim com uma capa dura de cartão envolvida por material impermeável. Outras características que a distinguem são cantos arredondados, uma tira deelástico para mantê-la fechada (ou aberta em determinada página) e uma lombada costurada que permite que ela permaneça plana (a 180 graus) enquanto aberta. A folha de rosto vem impressapara que o seu proprietário possa escrever os seus dados pessoais, assim como estipular um valor de recompensa caso alguém a encontre perdida.

A Moleskine voltou à moda em nossos dias após as descrições feitas pelo escritor Bruce Chatwindos cadernos de notas que usou. A sua versão actual, entretanto, não é uma descendente directa da Moleskine original. Chatwin usou cadernos de notas similares constantemente durante as suas viagens e escreveu brilhantemente acerca deles. O seu suprimento de cadernos, entretanto, cessou em 1986, quando a papelaria que lhos fornecia, na Rue de l’Ancienne Comédie, em Paris, informou-o de que o último fabricante de moleskines, uma pequena empresa familiar estabelecida em Tours, descontinuara a sua produção naquele ano, após o falecimento de seu proprietário."

Assistimos ao video do estudante que também publicou o resultado do seu material no youtube, que pode ser assistido no link: http://www.youtube.com/watch?v=b_5kRhNoOIY

E também fizemos os nossos vídeos que podem ser conferidos abaixo, postados na nossa página do vimeo: www.vimeo.com/turmasdequarta

Turma Quarta A


Moleskine Inventario - Jaqueline Lima from Turmas de Quarta on Vimeo.


Moleskine Inventário - Milena Isabela from Turmas de Quarta on Vimeo.


Moleskine Inventário - Wallace da Cunha from Turmas de Quarta on Vimeo.


Moleskine Inventário - Cristopher from Turmas de Quarta on Vimeo.


Por Marina Rosa

Nenhum comentário: