quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O artista do fio



Na sexta-feira, 06/08, 38 crianças que estudam na ELC embarcaram num grande ônibus rumo a Caixa Cultural, no centro do Rio de Janeiro.Lá, o grupo que reunia integrantes de todas as turmas do Curso Diário para Crianças conheceu a exposição "Arthur Bispo do Rosário - O artista do fio".A exposição traz ao público a série "ORFA - Objetos Recobertos por Fios Azuis", que consta de 160 objetos.



Os pequenos da ELC já haviam tido contato com a história e com as obras do Bispo durante o processo de criação dos parangolés. No nosso caso, os parangolés surgiram de uma mistura de referências vindas de Hélio Oiticica e do Bispo do Rosário e seus inventários. Mas daquele jeito, bem de pertinho dos objetos confeccionados na Colônia Juliano Moreira (onde Bispo do Rosário ficou internado por 50 anos), tudo era novidade. As crianças demonstraram interesse e curiosidade por tudo que a mediadora da exposição, Milena, contava. Muitos levaram câmeras digitais e registraram os objetos que mais lhe chamaram a atenção.
Milena contou, entre outras coisas, que os objetos eram recobertos por fios oriundos dos uniformes dos detentos, por isso a coloração azul.




Além da cor que "unificava" os objetos da série, as crianças apontaram outras semelhanças: As letras e números bordados.
Houve ainda a oportunidade inédita de todos se deitarem por baixo das obras, que estavam suspensos por fios de nylon. As descobertas foram surpreendentes: Alguns encontraram tecidos diferentes, outros descobriram que a base de um objeto era uma lata, como a atual de Nescau.




No fim da visita, a turma da ELC foi elogiada pela participação com perguntas e comentários. O retorno pra Miguel Couto foi uma festa! E os pequenos já se perguntam quando será o próximo passeio...

A exposição "Arthur Bispo do Rosário - O artista do fio" fica na Caixa Cultural até o dia 14 de agosto. A entrada é franca e o endereço da Caixa é Av. República do Chile 230, Rio de Janeiro.Confira abaixo mais algumas imagens de nossa visita:























Por Josy Antunes

Um comentário:

viczinhaah disse...

Haha eu fuui :p fooi muito boom ;) Marina Gomes , Karina , Marcia , Gabi , Sulamita , Antonio Carlos,EU (Victória Oliveira) etc.. Zuamos muitoo :p Fizemos "boate" no ônibus enquanto a Josy tentava dormir KKK- (Aii como eu tô bandidaa)fooi muito boom. Aprendemos sobre o bispo do rosario , oo Ellion ficou com medo do escuro kkk (Fiquei com pena ,mais foi engraçado) KK Aprendemos brincando. :)