quinta-feira, 29 de setembro de 2011

É o Paint!



No encontro de hoje, as turmas de quinta-feira deram continuidade aos cenários iniciados anteriormente.
Na semana passada, buscamos no Google imagens dos principais cenários de desenhos ou filmes favoritos. Imprimimos as imagens, que foram reproduzidas através da mesa de luz.

Pra começar os encontros de hoje, assistimos dois filmes: "Mata sete" e "O mendigo rico", curtas produzidos pelas crianças que estudaram na ELC em 2009.
Eles fazem parte de uma série de 4 filmes, baseados em contos de Câmara Cascudo.
A produção de 2009 foi feita a partir de animação de fotografias e existem elementos muito peculiares no cenário, como pães no lugar de montanhas, relógios no lugar de nuvens, pipoca como plano de fundo...
E foi justamente com o olhar atento a estes elementos que fizemos a "sessão inspiração" de hoje.
Depois de observar, analisar e comentar, partirmos pra segunda parte do dia.

A etapa de hoje da construção de nossos cenários foi colori-los digitalmente, através do programa Paint, que foi usado como um "estágio" pré-Photoshop.
Todas as ferramentas, dicas e possibilidades sobre o programa foram mostradas no telão da sala de projeção, para relembrar aqueles que já haviam usado e apresentar aos que o viam pela primeira vez.



Em seguida, rumamos para a sala de animação, onde as crianças formaram duplas para trabalhar na pintura dos cenários.
Um dos resultados pode ser conferido abaixo, no cenário de Juliana da Silva, da turma Quinta A:



O próximo passo para a construção do cenário será o acréscimo de um elemento existente na casa de cada criança, de texturas a objetos.
Todos receberam a missão de catar estes elementos em casa. Eles serão scaneados e substituirão elementos já existentes nos desenhos dos cenários, assim como nas referências assistidas mais cedo.

Obs.: No clima do Rock in Rio, a playlist do dia foi composta por artistas que passaram ou passarão pelo festival.

Por Josy Antunes

Nenhum comentário: