sexta-feira, 16 de setembro de 2011

No mundo secreto de Coraline





Encerrando as atividades da semana do Curso Diário para crianças, na sexta-feira,16/09, todas as turmas se reuniram, em seus respectivos turnos, para assistir ao filme "Coraline", um longa metragem de 2008, realizado a partir da técnica stop motion.
A obra foi dirigida por Henry Selick - que também assina "O estranho mundo de Jack"(1993) - e baseada no livro "Coraline e o mundo secreto", de Neil Gaiman.


O universo fantástico e assustador apresentado no filme lembra o longa "A noiva cadáver" - também feito com stop motion - e outras obras de Tim Burton. Antes de "Coraline" ganhar a tela da sala de projeção, crianças e mediadores lembraram do que havia acontecido no decorrer da semana: Produção de animações utilizando a técnica stop motion. Nelas, os personagens eram seus próprios autores, representados por fotografias animadas. A atividade pôde ser linkada com "Coraline", trazendo assuntos como "auto-representação", representação da realidade e técnicas de animação.


A narrativa do filme também foi comparada com "A viagem de Chiriro" e "Alice no país das maravilhas", exibidos anteriormente na ELC. Em cada uma das 3 obras existe um personagem central que se depara com um mundo mágico, gerando um conflito digno de deixar todos aflitos pelo final do filme.


Confira abaixo a sinopse e o trailler dublado de "Coraline":
Sinopse: Coraline é uma curiosa e aventureira menina de 11 anos. Ela acaba de se mudar do Michigan para o Oregon e, sentindo falta dos amigos e vendo os pais ocupados demais com o trabalho, realmente duvida que seu novo lar possa lhe oferecer algo intrigante. Mas ela percebe que está enganada ao descobrir uma porta secreta dentro de casa que leva a uma versão alternativa de sua vida. Superficialmente, essa realidade paralela é parecida com a sua – só que muito melhor. Nela, os adultos – incluindo a solícita 'Outra Mãe' – aparentam ser bem mais acolhedores.



Por Josy Antunes

Nenhum comentário: