quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Rabiscando


Hoje, as turmas de quarta mais uma vez repetiram o que as outras turmas já tinham experimentado devido ao ultimo feriado, dia das crianças.
Chegaram cheios de curiosidades e gás para extravasar. Na turma da manhã, pelo dia frio, poucos vieram ao contrario da turma da tarde. Mas ainda sim, os encontros renderam muitos rabiscos. Sim, isso mesmo, RABISCOS!





A atividade de hoje: rabiscar a história.






Hoje, conhecemos mais uma etapa do processo de construção do filme animado, o STORYBOARD. Para entendermos melhor essa palavrinha estrangeira, lembramos de um tipo de revista muito conhecida na infância, o gibi. Aquela revistinha pequena que não saía das mãos das crianças foi nosso ponto pé inicial para entender o que é o storyboard.


Saindo da rotina, na turma quarta B, não foi eu quem expliquei do que se tratava. Elion Silva, 12 anos, quando chegou a ELC me perguntou o que faríamos hoje e respondendo que seria o storyboard, o menino mostrou empolgação e foi logo dando uma longa explicação, que também se estendeu aos colegas de turma:
"O storyboard nada mais é do que o roteiro em quadrinhos. Nele, a historia é representada por desenhos que mostram os personagens, o cenário e movimentos. A diferença é que no gibi tem os balões com falas e no storyboard voce pode colocar a fala em baixo ou ao lado do enquadramento".
Também assistimos alguns videos no youtube que mostram técnicas de recorte e um pedaço de um episódio do desenho animado Billy e Mandy, que possui cenários construídos a partir de desenho não dinâmicos, ou seja, parados.
No segundo momento lemos as histórias criadas no ultimo encontro e escolhemos uma para fazer nosso rabiscoboard. Cada pequeno fez sua representação da historia em planos e ao final colamos tudo no mural da turma.


Todos o vídeos que assistimos hoje você pode conferir clicando nos links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=VO-jkwYafKI






Por Marina Rosa

Nenhum comentário: