quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Transformando palavras em imagens




Hoje, as turmas Quinta A e Quinta B escolheram a melhor das histórias produzidas na semana passada.
Para isso, cada autor fez a leitura de seu texto diante da turma. Com todos os títulos anotados no quadro, cada um votou na história preferida.
Na turma da manhã, "O arame farpado, 2", de Juliana Paula, foi escolhida.
Na turma da tarde, a história vencedora foi "O E.T. da minha rua", de Lincoln de França.



Feito isso, em turma, dividimos as ações de cada história selecionada em "início", "meio" e "fim".
Cada criança recebeu 3 pedaços de papel. Cada pedaço correspondia a 1/4 de uma folha de ofício.
Em cada pedaço, as etapas da história deveriam ser interpretadas e transformadas em desenhos.




Para ajudar aqueles que alegavam não saber desenhar, 3 apostilas "Fazendo um 'rabiscoboard'", idealizada por Renato Lima e Clayton Leite, estavam espalhadas pela mesa. Logo nas primeiras páginas, existem dicas e ilustrações que facilitaram a transformação das palavras em imagens.



Conforme os quadros iam sendo preenchidos, cada criança fixava no mural da turma os seus desenhos, ao lado de seu nome.
Minutos antes do fim da aula, assistimos ao vídeo produzido pelas mediadoras no início da semana e a alguns episódios de "Tortures for flies", principal referência estética para os trabalhos do semestre.


Por Josy Antunes

Nenhum comentário: