quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Como funciona a montagem de um filme



Na penúltima semana letiva do ano para o Curso Diário para Crianças, as turmas de quinta-feira se debruçaram sobre gibis para entender de forma lúdica como funciona o processo de montagem de um filme. 
Cada gibi foi associado ao "material bruto" de um filme. A expressão representa o material capturado para o filme em seu estado original. No nosso caso, nosso material bruto é composto por fotografias, que formarão animações em stop motion, e gravações de audio.
Dos gibis, saíram recortes de quadrinhos, que foram embaralhados. Cada criança recebeu uma pequena quantidade deles(cerca de 5). Os quadrinhos do material bruto, em sua maioria, não possuíam diálogos. Ás vezes era só onomatopéias, como "Cabum!" e "Shuá!".
Cada quadrinho foi associado a um plano fílmico, que, simplificando, representa um enquadramento de câmera.


As crianças podiam inserir diálogos em balões e narrações. Mas não podiam pegar novos quadrinhos nos gibis e nem usar um número de quadrinhos inferior ou superior ao recebido. A limitação foi associada a necessidade da produção do roteiro e da decupagem do mesmo em planos. Isso porquê, quando já estamos no processo de edição do filme, lembrar que algo da história deixou de ser filmado, por exemplo, significa retroceder etapas e ganhar prejuízo.


Depois de tudo pronto, cada criança passou a sua colagem para quem estava ao seu lado direito. A partir daí, com histórias alheias em mãos, foi feita a leitura de casa uma delas. Algumas foram lidas com facilidade, outras eram de difícil compreensão, o que obrigava a criança que lia a fazer perguntas para o autor. Concluímos então que: Ao montarmos um filme, temos que organizar seu material bruto de forma que a história fique clara também para outras pessoas e não só para nós mesmos, pois não estaremos por perto para oferecer explicações a cada vez que um espectador der o "play" em nossa obra.

Com o fim do nosso penúltimo encontro do ano e o anúncio da proximidade das férias, olha a expressão que o aluno Gustavo Olliver, da turma Quinta B, representou numa máscara:


Férias da ELC?! NÃAAAAAAAAAAO!


Por Josy Antunes

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