quarta-feira, 30 de março de 2011

Essa quarta feira...



...centralizamos as aulas nos princípios da fotografia. Começamos cada aula assistindo trechos do filme "O homem com uma câmera" do Vertov e discutindo o que significa fotografar, olhar, enquadrar e como nos relacionamos com esses processos e com a câmera. Falamos sobre como o filme na verdade são muitas fotografias passadas em alta velocidade, demonstrando com o botão de slow motion do dvd.


Em seguida, fizemos um exercício de alongamento e partimos para a confecção de pequenas lunetas de papel. Eram feitas com metade de uma folha branca enrolada e presa com um durex. Todos tinham que olhar, com a luneta, pelo espaço da sala e descobrir detalhes que antes haviam passado despercebidos. Depois das lunetas, que forneciam um campo de visão bem limitado e redondo, evoluimos o mecanismo.

Ao recortar um quadrado no centro de uma folha branca, cada aluno criou uma representação do enquadramento fotográfico, que possibilitava até um zoom improvisado, ao afastar e aproximar o papel do olho. Pedimos que as crianças, então, olhassem pelas suas janelas quadradas e encontrassem 4 enquadramentos de objetos da sala que eles gostassem. Eles desenharam essas 4 imagens em uma folha, criando um storyboard. Ao final da aula cada aluno, individualmente, usou a câmera para filmar os objetos que tinha visto, criando um filme a partir de seu storyboard.

Por Marina Gomes e Lucas Dias

Nenhum comentário: