Após, passamos à construção das papeletas sentados em almofadas na sala de animação. Utilizamos meia folha de papel A4 e fitas adesivas coloridas. Estamos educando o nosso olhar, aprendendo a enxergar e não só ver. A PAPELETA nos serviu para descobrir e perceber imagens, objetos, sujeira, detalhes de pessoas e mais outras coisas que não prestávamos atenção antes.
Thales, de 11 anos, conseguiu ver um pedaço de chiclete misturado ao cimento grudado no chão da sala e pensou: “Será que foi um aluno de 1929 que deixou esse chiclete aqui pra gente?” – inspirado pelo filme de Vertov, O homem com uma câmera.
Com a mesma papeleta, fizemos um pequeno roteiro contendo três coisas que o colega ao lado deveria registrar. A intenção era que a papeleta virasse uma câmera registrando as imagens do roteiro proposto.
A brincadeira continuou com cada um usando sua papeleta para fazer o seu roteiro em forma de Story board a ser filmado na próxima aula. Circularam pelas salas, recepção e banheiros da Escola Livre.
João Pedro, 10 anos, contagiou os demais com sua criatividade e irreverência. Inquieto e animado, o menino personalizou sua PAPELETA e ainda foi além dizendo: “Agora eu vou fazer várias diferentes para vender”.
Todos foram para casa registrando e descobrindo novas imagens. A tarefa da próxima aula é trazer cinco imagens que podem ser fotos, vídeos, desenhos ou apenas escrito num papel que tenham descoberto pelas ruas ou em casa com suas lunetas de papel.
Por Marina Rosa e Marina Moreira
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