No dia internacional da mentira, as atividades na Escola Livre de Cinema aconteceram de verdade e com verdade, trabalhando em forma de jogos cênicos os conceitos de "Território" e "O Outro".
TERRITÓRIO - A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse real ou subjetiva de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política (referente ao Estado Nação, por exemplo), na biologia (área de vivência de uma espécie animal) e na psicologia (ações de animais ou indivíduos para a defesa de um espaço, por exemplo). Há vários sentidos figurados para a palavra território, mas todos compartilham da idéia de apropriação de uma parcela geográfica, por um indivíduo ou uma coletividade. Na geografia humana, o conceito de território surge inserido na proposta como o espaço sobre o qual o indivíduo exerce a soberania.
O OUTRO - Na abordagem antropológica se refere a uma construção identitária. Processo pelo qual um grupo constitui um outro grupo de valores, representações e sentidos.
Foi um acerto a divisão das turmas em quatro, contribuindo na concentração, foco e interesse dos alunos e consequentemente no alcance no objetivo dos exercícios. As turmas que antes eram de 75 alunos no turno da manhã e 75 no da tarde, agora são subdivididos em quatro grupos e os horários vão: na parte da manhã de 9 as 10hs e 10 as 11hs, e na parte da tarde das 14 as 15hs e das 15 as 16hs.
As atividades:
1. Aquecimento corporal
– Alongamento ao extremo e relaxamento imediato.
2. Foco – Olhos no olhos e caminhar até o amigo, tirando-o e tomando seu lugar.
3. Batata quente – Em roda e ao som de uma música agitada a bola roda de mãos em mãos, até que a música pare. Neste momento, quem está com a bola nas mãos tem que se dirigir até o centro, onde terá que responder pergunta sobre seu território.
Nenhum comentário:
Postar um comentário