sexta-feira, 1 de abril de 2011

1° de Abril



No dia internacional da mentira, as atividades na Escola Livre de Cinema aconteceram de verdade e com verdade, trabalhando em forma de jogos cênicos os conceitos de "Território" e "O Outro".




TERRITÓRIO - A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse real ou subjetiva de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organização ou de uma instituição. O termo é empregado na política (referente ao Estado Nação, por exemplo), na biologia (área de vivência de uma espécie animal) e na psicologia (ações de animais ou indivíduos para a defesa de um espaço, por exemplo). Há vários sentidos figurados para a palavra território, mas todos compartilham da idéia de apropriação de uma parcela geográfica, por um indivíduo ou uma coletividade. Na geografia humana, o conceito de território surge inserido na proposta como o espaço sobre o qual o indivíduo exerce a soberania.

O OUTRO - Na abordagem antropológica se refere a uma construção identitária. Processo pelo qual um grupo constitui um outro grupo de valores, representações e sentidos.

Foi um acerto a divisão das turmas em quatro, contribuindo na concentração, foco e interesse dos alunos e consequentemente no alcance no objetivo dos exercícios. As turmas que antes eram de 75 alunos no turno da manhã e 75 no da tarde, agora são subdivididos em quatro grupos e os horários vão: na parte da manhã de 9 as 10hs e 10 as 11hs, e na parte da tarde das 14 as 15hs e das 15 as 16hs.

As atividades:


1. Aquecimento corporal

– Alongamento ao extremo e relaxamento imediato.




2. Foco – Olhos no olhos e caminhar até o amigo, tirando-o e tomando seu lugar.

3. Batata quente – Em roda e ao som de uma música agitada a bola roda de mãos em mãos, até que a música pare. Neste momento, quem está com a bola nas mãos tem que se dirigir até o centro, onde terá que responder pergunta sobre seu território.

4. Mímica – Dois grupos formados. Cada um escolhe um personagem do cinema ou histórico bem conhecido. Um representante de cada grupo é chamado para saber qual é o personagem do outro grupo e faz a mímica para que seu grupo descubra, tendo apenas um minuto para isso.


Nenhum comentário: