terça-feira, 29 de março de 2011

No ritmo de Vertov


A terceira aula da turma Terça A começou na sala de projeção - aquela com telão, paredes pretas e que sempre recebe uma atenção digna de "cinema de verdade". Os alunos tiveram contato pela primeira vez com o filme "O homem com uma câmera", feito em 1929 pelo cineasta russo Dziga Vertov. A obra foi usada como ferramenta de abordagem para assuntos como "enquadramento" e "ritmo", que seriam usados posteriormente na aula.

O vídeo "Qual é a mentira" ocupou o telão em seguida, trazendo ao grupo um breve debate sobre a importância do silêncio nos momentos de gravação.


Logo ao lado, na sala de animação, almofadas coloridas já esperavam a turma. Exercícios que misturavam ioga e percepção visual de detalhes foram propostos. Foram observados desde a poeirinha no chão até um parafuso no teto.


Depois de assistir, observar e esticar o corpo, era hora de colocar a mão na massa: As Papeletas - lunetas feitas de papel - foram confeccionadas. Os alunos experimentaram o recorte do olhar, da mesma forma proporcionada por uma câmera. Cada um fez um pequeno roteiro, com 3 itens que o colega do lado deveria encontrar usando a Papeleta: Cadeado, brinco roxo, luz verde...

Depois da Papeleta, o teste passou para os enquadramentos usando uma "câmera de papel". O procedimento foi simples, mas as descobertas foram grandes: Zoom, movimentos de câmera, tipos de plano e storyboard. A câmera de papel foi substiduida por uma mini DV, que registrou os planos elaborados no storyboard, composto por 3 pequenas cenas que mostravam a sala de aula.



O resultado de tantas experimentações com o olhar vai ser projetado na próxima aula!

Por Daniel Soares e Josy Antunes



Nenhum comentário: