Começamos a aula com um aquecimento para quebrar a agitação, deixar as crianças mais relaxadas. Com os olhos fechados, as crianças mexiam a cabeça positivamente e diziam “sim”, depois faziam o mesmo só que com o “não”, em seguida, ainda de olhos fechados, mexiam os ombros e diziam talvez.
A segunda atividade do dia, com a turma em roda, era passar um objeto para o lado e dizer: “Passa para o outro, que eu não quero mais”. Começamos com um objeto e fomos adicionando vários objetos em trajetórias diferentes, para ver até onde as crianças conseguiam lidar com aquela profusão de coisas indo e vindo.
Já a terceira atividade era fazer uma máquina humana, com vários movimentos e sons. Para isso, primeiramente, a crianças tiveram que andar pela sala realizando um movimento que elas não fazem em seu dia-a-dia, e inventando um som pra esse movimento. Em seguida, as crianças foram se juntando no meio, uma a uma, formando uma máquina curiosa e divertida. (O resultado pode ser visto no vídeo logo abaixo.)
http://www.youtube.com/watch?v=OxR_-eNWxxk
Depois disso, fizemos uma brincadeira com a música “Escravos de Jó”. Todos em roda, de mãos dadas, tinham que se locomover de acordo com a música. Por exemplo: na parte “Tira, bota, deixa o Zé Pereira entrar”, as crianças tinham que dar um passo pra trás, depois um passo pra frente e continuar a roda em seguida. Assim, depois de alguns ensaios, fizemos a brincadeira uma vez, e quem errasse os passos tinha eu pagar uma prenda, no meio da roda: contar uma história que aconteceu com eles.
Depois disso, no final da aula, para descontrair, fizemos também a brincadeira do telefone sem fio, com frases inteiras. Quando houve tempo, fizemos também a dinâmica com o barbante, em que as crianças passavam o barbante para o outro, desenrolando-o, e segurando a parte que chegou. Formando uma teia, em que todas as pessoas da roda seguravam uma ponta do barbante. Assim, concluímos a aula falando sobre trabalho em grupo, frisando a importância de cada um para o bom funcionamento das coisas.
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