quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ficção em todos os tempos


Tempo é algo que deixa marcas, mas não é algo concreto. Não só o relógio, mas também as palavras e imagens são marcadores do tempo da vida, das ideias. As mensagens da Turma Quinta A variavam da vontade de ter um bom aniversário, mais um ano de vida, a verdadeiros alertas sobre os perigos do futuro.

A aventura dessas crianças não é somente criar um filme de ficção científica: ao criarem os filmes eram produziram um novo tempo. E para tanto, discutimos nas aulas de hoje como encarar nosso próprio presente como futuro e passado de outras pessoas.

As cápsulas do tempo foram criadas com elementos de agora, desde móveis à elementos da própria escola, como portas, mesas... Essa apropriação vai criando um ambiente imaginário. E para continuar intervindo, as turmas construíram uma máquina do tempo.

Se não é possível fazer do tempo algo palpável, vamos pelo menos brincar com ele. Os elementos para a construção dessa máquina serão trazidos semana que vem. Tudo serve: isopor, chinelo, pente, papelão... Coisas do dia-a-dia que se reutilizados nessa construção coletiva se tornaram objeto de aprendizado e divertimento.


Por Marina Rosa e Marina Moreira

Nenhum comentário: