sexta-feira, 29 de abril de 2011

Concentração e Som


Com base no tema "O som", utilizado durante a semana, as aulas de sexta trabalharam especialmente com a voz.

Aquecimento
Mediadores e alunos fizeram alongamentos com o corpo, como soltar os braços e fazer movimentos circulares com a cabeça.

ConcentraçãoDe olhos fechados, cada aluno recebeu a missão de se concentrar, primeiro com todos os pensamentos desligados, depois contanto mentalmente de 1 até 20. Em seguida, as paredes da sala de animação eram o limite para os passos dos alunos. Todos andavam livremente tendo o cuidado de não esbarrarem uns nos outros, até que entrasse o "elemento concentração": Cada um escolhia um ponto da sala para olhar. O olhar devia manter o foco, independente de onde o aluno estivesse: O importante era continuar em movimento.
Dentro da dinâmica de circular pela sala, outros jogos cabiam, como carregar pesos imaginários e pintar paredes a distância, usando gestos.


Anjo e protegido
Em duplas: Um anjo e um protegido. O protegido tem a missão de atravessar a sala. O anjo tem o objetivo de não deixar o protegido atravessar, pois do outro lado da sala há um abismo. Para tanto, o anjo não pode encostar no protegido, somente criar uma barreira com os braços abertos.

A voz
Sentindo o diafragma e articulando bem as vogais: Os exercícios para a voz tinham o objetivo de estimular a fala dos alunos.
Primeiro com um "s" bem esticado, parecendo o som de uma panela de pressão:"éssssssssssssssss". Depois um teste igual com a letra "f".Em seguida, foram apresentados 5 volumes diferentes de voz: Do mais baixinho, até chegar a um tom abaixo do grito. Como teste dos volumes, foi usada a expressão "saquinho de pipoca".
Para cada vogal, uma abertura diferente da boca, de forma que as palavras sejam sempre bem articuladas, auxiliando no próximo exercício: Trava-língua!
Começando frase por frase, a turma ía repetindo as expressões, até ganharem segurança para pronunciá-las sozinhas.

"O peito do pé de Pedro é preto
Quem disser que o peito do pé de Pedro não é preto
É porque tem o peito do pé mais preto que o peito do pé de Pedro, que é preto"

Foram feitos também o "Num ninho de marfagarfos..." e "O céu está enladrilhado..."

No fim, alguns alunos já se arriscavam a pronunciar os textos sozinhos.
Exercícios como o trava-língua são importantes no desenvolvimento da fala, que será muito utilizada nos filmes produzidos pelas turmas.

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