sexta-feira, 27 de maio de 2011

Abecedário do tempo

As aulas da manhã e da tarde do dia de hoje, sexta-feira 27/05, foram divididas em duas partes em todas as 4 turmas.
Durante a primeira meia hora, tivemos uma conversa com as crianças, reafirmando a importância da produção dos parangolés, sua serventia e utilidade para a realização de seus filmes e a necessidade de cada uma delas trazerem mais materiais para aprofundar e pessoalizar mais a relação com o parangolé.











Já na segunda metade das aulas, as crianças receberam uma folha que continha todas as letras do alfabeto com linhas vazias na frente. Em seguida tinham que escrever na frente de cada letra algo (objeto, gente, etc.) que começasse com aquela mesma letra. Tinha de ser algo de que elas gostem ou sentem/sentirão saudades para levar para algum momento histórico escolhido e assim poderem apresentá-lo para o povo deste tempo distinto de suas realidades presentes.











Para preencher a folha, as crianças tinham que imaginar uma viagem numa máquina do tempo, vestidos com o parangolé carregado de elementos com valores afetivos distintos e que fizessem parte do universo particular de cada um presos a ele. Eles imaginaram que a máquina os levariam a um momento do passado ou futuro para que pudessem narrar às pessoas deste lugar preso no tempo, sua percepção sobre seu próprio tempo antes da viagem.

Foi uma farra!


Nenhum comentário: