sexta-feira, 6 de maio de 2011

Orkut-apresentação


Esta semana, o foco das turmas de sexta foi o Orkut e a apresentação pessoal que pode ser feita a partir dele: Seus pensamentos, fotos da família, comunidades que dizem a respeito das preferências pessoais, vídeos, a escolha do avatar e, inclusive, as cores e organização do perfil. A rede social foi pensada como mais uma ferramenta de trazer o universo dos alunos para dentro da ELC.

Antes da atividade, pra espantar a preguiça, os alunos fizeram exercícios de alongamento e, finalizando, um jogo de circulação pela sala, baseado em "siga o mestre". Funciona assim: Enquanto todos caminham aleatoriamente pela sala, preenchendo sempre os espaços vazios, uma pessoa inicia um movimento, como girar o braço no ar, por exemplo. A turma toda imita o movimento, até que o comando é passado para outra pessoa, de forma a que os outros alunos não percebam. Assim, os movimentos vão sendo modificados, sem que ninguém consiga identificar quem o iniciou.


Com a preguiça já expulsa da sala, a turma sentou ao redor de um computador, onde cada aluno fez login em seu perfil no Orkut, um por vez.

Uma aluna da turma da manhã trouxe a tona o termo "aba reta", querendo expressar que o seu perfil na rede social estava uma bagunça.

A proposta era de que cada aluno, de pé diante da turma, falasse tim tim por tim tim sobre seu Orkut.
Foram compartilhadas fotos de viagens, de animais de estimação, da festa do primo, do primeiro banho do sobrinho, dos irmão mais velhos, das amigas da escola, dos carros favoritos... Vídeos pessoais, clipes musicais dos artistas favoritos, vídeos engraçados... Além das frases e textos contidos no ítem "Quem sou eu?" e suas respectivas justificativas.A sensação era de que passávamos a nos conhecer melhor, que todo mundo tem alguma coisa em comum e que boa parte das histórias contidas nos perfis pode virar filme!

Com o fim da Orkut-aula, todos os alunos escreveram seus e-mails numa grande lista, para que fossem adicionados no perfil "ELC 2011 - Alunos e mediadores", onde haverá trocas de fotos e informações sobre as aulas.

2 comentários:

Érica de Campos disse...

Pessoal, super bacana essa aula, e importantíssima, pois nem todos sabem utilizar de fato (de forma útil)as redes sociais, apesar de terem e acessarem quase que diariamente suas páginas no Orkut. Muito válida a aula... Sugiro que façam uma aula mostrando a eles a utilidade dos fóruns do Orkut, onde é possível aprender milhares de coisas, tirar dúvidas, conhecer pessoas interessantes além do simples "olhar estético", existe um mundo riquíssimo por trás dos fóruns do Orkut, é só pesquisar as comunidades certas! Abraço a todos da ELC.

Micaele disse...

Eu amei essa aula aliáz amo todas elas!