terça-feira, 10 de maio de 2011

O início de um inventário


Quais objetos você escolheria para levar consigo numa viagem no tempo? Quais representariam a sua época para o futuro ou passado? Qual deles você escolheria por possuir um significado em sua vida?
E se você não pudesse levar nenhuma mala, mochila ou bolsa, tendo que costurar todos os objetos em uma grande capa?
Esta foi a proposta lançada no início dos encontros da semana, nas turmas de terça.
Apareceram sugestões de embalagens de miojo e dos biscoitos favoritos, restos de tecido da tia costureira, a chuteira que não cabe mais no pé, fios elétricos, entre outros.

A ideia teve por referências as obras de Arthur Bispo do Rosário e de Hélio Oiticica, respectivamente com seus inventários de objetos e seus parangolés.
Ao contrário do Bispo do Rosário, que buscou fazer inventários de tudo no mundo, o objetivo dos alunos será de trazer seu universo pessoal, em forma de objetos, fotografias e palavras, para o parangolé.
Por enquanto, os alunos fizeram um planejamento do que levar, usando uma folha de ofício, recortes e lápis de cor. O planejamento servirá como listagem do que trazer para a próxima aula. A base do parangolé será um lençól usado, que os alunos também deverão trazer de casa para a ELC.

A segunda parte da aula foi destinada à conclusão dos exercícios de sonoplastia iniciados na semana passada.
Na nossa conta do YouTube estão os novos exercícios: http://www.youtube.com/user/turmasdeterca

Uma última novidade da semana sobre as turmas de terça: A partir de hoje, os alunos possuem um caderno/diário, onde podem escrever relatos sobre as aulas, além de comentários e afins: Mais um espaço de expressão das turmas.


Por Josy Antunes e Daniel Soares

Nenhum comentário: