sexta-feira, 8 de julho de 2011

Poeticando



Começamos o dia de hoje - o primeiro dia de sol numa semana de frio e chuva - com toda a turma sentada em roda. Logo depois de uma breve explanação acerca da poesia, ressaltando o viés divino sob o qual a poesia se fundou, mostramos músicas (sambas antigos - no caso, Pixinguinha).



Depois disso, foram distribuídas uma poesia para cada uma das crianças, primeiramente para que eles as lessem.
Logo em seguida os alunos se juntaram em duplas, lendo conjuntamente ambas poesias e operando mudanças nas poesias de forma a juntá-las em apenas uma.



A proposta é que as crianças trabalhem com criatividade a estranheza inicial com a linguagem (o vocabulário e a rítmica) próprios da poesia. Perguntados quem gostava de poesia, uma ou duas meninas apenas levantaram suas mãos, evidenciando a pouca familiaridade das crianças coma poesia. Visamos ampliar assim o repertório linguístico das crianças, ao misturar poetas e discursos segundo suas próprias idiossincrasias.



Ao juntar as duas poesias em um só texto, a dupla teve que apresentar-se na sala escura para a câmera, enquanto o resto da turma assistia a vídeos ligados á poesia e/ou ao samba.
Ao final, com todos os alunos na sala escura, o que vimos foram combinações inusuais, Patativa do Assaré com Paulo Leminski, Mário Quintana com Manuel Bandeira, Carlos Drummond com Cartola, Noel rosa com Batatinha, Manoel de Barros com Torquato Neto e etc. Fizemos a exibição de todas as apresentações para a turma e, em conjunto, escolhemos as 2 melhores duplas para reapresentar ao vivo seu texto.

Assista as apresentações das poesias vencedoras da turma de sexta manhã:








Leia as poesias vencedoras da turma de sexta tarde:






Por Bernard Lessa e Josy Antunes

Um comentário:

Érica de Campos disse...

Cara! Isso ficou muito bom mesmo... Você são realmente ótimos, sempre surpreendendo! Gente adoro essa "escola" de vocês! Viva a Poesia! Viva a vontade, a criatividade! Abração!