sexta-feira, 8 de julho de 2011

EXPOSIÇÃO “RIO”



Era grande a expectativa das crianças da Escola Livre de Cinema para conhecerem Carlos Saldanha (animador brasileiro realizador de “A Era do Gelo” e recentemente do grande sucesso “Rio”, animação protagonizada por uma arara azul (Blue) e suas aventuras na cidade maravilha) à convite da Rede Record.



Na viagem de ida, dentro da van, quase não se ouvia uma só palavra dos pequenos. A chegada no Museu de Arte Moderna foi reveladora, pois naquele dia a entrada no evento era permitida somente para convidados, e foi assim que eles se sentiram: VIPs.


Foram quase os primeiros a chegar ao Museu e logo foram se inteirar sobre a exposição que aborda o passo a passo da produção à finalização da animação, que faz da cidade do Rio seu cenário e seu protagonista junto com Blue.




















De cara, a recepção do curador da exposição foi uma introdução do que viria pela frente. Muito simpático, Marcello Monteiro falou sobre a idéia da criação da exposição e sobre a homenagem da homenagem, ou seja: “O filme Rio é uma homenagem à cidade do Rio de Janeiro e a exposição uma homenagem ao filme” disse.

Com a chegada do Carlos Saldanha, como era de se esperar, todas as atenções foram voltadas para o grande homenageado da noite, enquanto nossos pequenos não poupavam ângulos para fotos do artista.











Não eram poucos os olhos e câmeras apontados para ele e assim que saiu da primeira entrevista venho logo na direção dos pequenos da ELC com um sorriso aberto. Começaram as perguntas. Perguntaram tudo o que queriam saber sobre a produção e circulação do “Rio”, da “Era do Gelo” e também de novos projetos. Saldanha deu total atenção durante um bom tempo e ainda apresentou o Prefeito do Rio Eduardo Paes aos pequenos. Saíram da conversa cheios de sorrisos e de carinho pela atenção dada.

Passada a tietagem, hora do trabalho. Uma equipe da Record já estava preparada para registrar aquele encontro e ouvir das crianças suas impressões, opiniões e ideias após, verem o filme, assistirem à exposição e conversarem com o brasileiro mais respeitado e celebrado no universo da animação mundial.











Um a um eles foram sendo entrevistados e não se intimidaram com todas as atenções voltadas para eles.

Depois de darem uma biliscadinha no coquetel e com sorriso e energia como se fossem o Gato de Alice, voltaram para a van.

O retorno para Miguel Couto foi uma festa só. Pobre do motorista!



Nenhum comentário: