segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Auto-animação



A partir da absorção de 2 referências e do que vem sendo trabalhado desde o início do segundo semestre - técnicas de recorte, colagem e animação stop motion - na capacitação desta semana - 05/09 -, as mediadoras produziram pequenos vídeos no qual cada uma era sua própria personagem.

As referências da capacitação foram as seguintes:

1 - Stop-Motion Collage video for Hyperion
http://www.youtube.com/watch?v=fz5JnH7TTWs

2 - O personagem Saddam Husein na série South Park
http://www.youtube.com/watch?v=9C_RVlVv72Y

O fotógrafo Clayton Leite instruiu que cada uma fosse fotografada de 3 maneiras. Por exemplo: Uma foto sorrindo, outra com expressão de espanto e outra simplesmente olhando para frente. As variações de expressão também foram registradas em movimentos com as mãos.
















Todas as fotos foram impressas, coladas sobre papel cartão, recortadas e animadas com a técnica stop motion, sobre cenários feitos a partir de papel ofício colorido. Também foram usados pequenos objetos como apitos e pedaços de canudos.




Pra recapitular: A técnica stop motion consiste em fotografar cada movimento desejado para a animação. Ao reunirmos as fotografias numa time line de um programa de edição, temos a sensação de movimento contínuo.

As fotografias produzidas foram importadas para os softwares Final Cut Pro e/ou After Effects.
Das montagens surgiram os vídeos relacionados abaixo. Eles farão parte das referências de trabalho para o decorrer da semana no Curso Diário para Crianças.


Animação da Ana Carolina



Animação da Josy Antunes




Animação da Marina Gomes




Animação da Marina Rosa





Por Josy Antunes

Nenhum comentário: