sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Toy Story em início, meio e fim




Sexta-feira é o dia do Curso Diário para Crianças da ELC encerrar as atividades da semana. Para isso, as turmas de terça, quarta e quinta se encontram para uma atividade em grande estilo. Hoje foi dia de amarrar o assunto da semana: Roteiro. Para isso, conversamos sobre a estrutura básica de qualquer história: Começo, meio e fim. E combinamos de estar de olhos atentos a partir deste aspecto para assistir ao filme do dia: Toy Story.





Mais do que pela análise da estrutura da história, o longa de 1995 foi escolhido como uma homenagem a Steve Jobs, que faleceu na última quarta-feira(05/10). Além de criador da Apple, a maior empresa de tecnologia do mundo, Jobs esteve a frente do nascimento da Pixar, um estúdio de animação responsável por "Toy Story" e por obras como "Vida de Inseto", "Carros" e "Procurando Nemo". Conversamos rapidamente sobre a trajetória de Steve Jobs e sobre o "porquê" do sucesso de seus empreendimentos: Ele se mostrava extremamente comprometido e cuidadoso com cada etapa e pedacinho de tudo aquilo com que era envolvido. Concluímos que tamanho zelo também pode ser aplicado a produção de nossos filmes, por exemplo.

Passado o momento de "homenagem", as turmas assistiram e se divertiram com Toy Story.
No final, tentamos dividir e organizar os acontecimentos do filme dentro da estrutura de começo/meio/fim, que será muito usada no decorrer das aulas.




"Se você é um carpinteiro e está fazendo um belo armário de gavetas, você não vai usar um pedaço de compensado na parte de trás porque as pessoas não o enxergarão, pois ele estará virado para a parede. Você sabe que está lá e, então, usará um pedaço de madeira bonito ali. Para você dormir bem à noite, a qualidade deve ser levada até o fim" -  Steve Jobs, 1987.

Por Josy Antunes

Nenhum comentário: