quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A revolta dos balões




Logo que chegaram, as crianças das turmas Quinta A e B receberam balões coloridos para amarrarem com barbantes aos pulsos. O porquê da ação seria entendido mais tarde, na sala de projeção, quando assistimos a animação "Billys Ballon", de Don Hertzfeldt, disponível no YouTube. A animação foi realizada a partir de desenhos reproduzidos numa mesa de luz. Em cerca de 5 minutos, o curta mostra situações absurdas envolvendo crianças e balões. "Billys Ballons" foi mostrado como referência tanto de técnica quanto de narrativa, pois faz uso de uma situação simples, que passou por exageradas modificações criativas.



Em seguida, assistimos a alguns episódios de "Tortures for flies", também no YouTube. A série traz a principal referência técnica dos filmes que serão produzidos no semestre: Figuras recortadas e animadas através de vídeo.

Analisamos os episódios buscando identificar como tudo foi feito: O cenário em último plano, cortes nos personagens que garantes movimentos, etc.



Logo depois, a turma Quinta A(manhã) rumou para a sala de animação e a turma Quinta B(tarde) para a biblioteca. Nos novos espaços, houve um bate-papo sobre a estrutura básica de uma história - no nosso caso, um roteiro para um filme - que pode ser dividida entre começomeio e fim. Entre cada ponto geralmente existem os "pontos de viradas", que são ações ou acontecimentos que geram uma grande mudança na situação proposta no filme.


Chegamos a conclusão que no começo do filme os personagens são apresentados, bem como a situação em que eles se encontram. No meio do filme, surge um conflito atrás do outro. E no finaldo filme, todos os problemas e conflitos tem uma solução.



Entendendo estes pontos, passamos para a ação do dia. Cada criança recebeu uma ficha que continha os seguintes tópicos: 
- "Teve uma vez que..."
- "E todo dia..."
- "E por causa disso..."
- "E por causa disso..."
- "Até que finalmente..."
- "E desde aquele dia..."


No primeiro tópico, era necessário uma resposta que correspondesse a algo que realmente aconteceu na vida da criança. A partir da primeira resposta, era permitido inventar e exagerar, assim como a história de "Billys ballon".




Por fim, cada um com sua história em mãos, fizemos a leitura de cada uma delas em roda. Para cada texto, a turma atribuia um título, que precisava ter relação com a história.
A etapa de hoje foi a primeira da construção dos roteiros que se tornarão filmes no final do semestre.

Por Josy Antunes

Nenhum comentário: