quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Aula na UFF!!!


No dia 25 de outubro aconteceu a primeira aula nas dependências da Universidade Federal Fluminense da turma do Curso de cinema realizado a partir da parceria UFF/ELC. O encontrou se deu após cerca de um mês e meio do início do curso em Nova Iguaçu, no Laboratório Kumã, localizado no IACS (Instituto de Artes e Comunicação Social) e também fruto da parceria com a Escola Livre.

O professor Cezar Migliorin, orientador do curso, foi quem conduziu o encontro, iniciando-o com algumas explicações a respeito de película e de como se estudava cinema antes do digital. Cezar também falou a respeito da graduação de cinema da UFF, como é esquematizado o curso e as possibilidades que a universidade oferece, em termos de  iniciação e extensão à pesquisa científica.


Num segundo momento, ele propôs uma primeira atividade que consistia em selecionar um objeto da escolha de cada aluno e transformá-lo em um personagem, inserindo-o em alguma história, cena e/ou contexto. Em seguida, os alunos deveriam trocar os textos entre eles e cada um decoraria a situação proposta por algum outro colega em sua cena, a partir dos textos escritos. Porém, essa outra atividade deveria ser realizada em dupla - tanto para que um ajudasse o outro, ou para que ambos transformassem os textos anteriores em um novo texto que era fruto da interação dos antigos.


Dado o tempo de 15 minutos para que cada dupla fizesse os devidos ajustes e decorasse as falas, Cezar retornou propondo o seguinte: todas as duplas falariam ao mesmo tempo seus textos, enquanto que duas pessoas ficariam responsáveis pela filmagem desse momento (um como diretor, que deveria comandar a cena pedindo silêncio e comandando a "ação", e outro como câmera).  Isso foi feito cerca de três ou quatro vezes, sempre diminuindo o número de duplas que falavam e revezando as pessoas responsáveis pela filmagem, até o momento em que cada dupla apresentasse seu texto sozinha, enquanto o resto da turma assistia e filmava.


Por Lucas de Andrade

Nenhum comentário: