terça-feira, 1 de novembro de 2011

Storyboard, cenários e funk


Nesta terça, as crianças da ELC continuaram as criações dos cenários de suas animações deste semestre. Animação da turma terça A, chama-se "Márcio, o veloz" e da turma Terça B chama-se "Pé-de-dinheiro". Em cada turma, dividimos algumas duplas que ficaram responsáveis pela criação do cenário de determinada cena. 




Ao finalizar os cenários, retornamos a um assunto: o storyboard. Mas dessa vez, aprendemos como indicar os planos que serão utilizados em nossa animação. Plano?! O que é plano? Plano é, basicamente, como cada trecho do filme é filmado até o seu corte. Estudamos então os planos de enquadramento, que são:

  • Plano geral: mostra uma paisagem ou um cenário completo.
  • Plano de conjunto: mostra um grupo de personagens.
  • Plano médio: mostra um trecho de um ambiente, em geral com pelo menos um personagem em quadro.
  • Plano americano: mostra um único personagem enquadrado não de corpo inteiro (da cabeça até a cintura, ou até o joelho).
  • Primeiro plano: mostra um único personagem em enquadramento mais fechado que o plano americano (em muitas situações, o primeiro plano é considerado sinónimo de close-up).
  • Plano close: mostra o rosto de um personagem.
  • Plano detalhe: mostra uma parte do corpo de um personagem ou apenas um objeto.




Após entender o que é plano dividimos mais uma vez as turmas em duplas e cada uma ficou responsável pela criação do storyboard da parte da história que tinham escolhido. Onde de uma frase deveriam criar 6 quadros indicando planos e movimentos de câmera que faremos na filmagem/animação.

E como havíamos comentado semana passada hoje a trilha sonora das turmas de terça-feira foi FUNK. O que deixou os pequenos muito surpresos ao perceberem a diferença entre Funk tradicional e Funk carioca!


Por Marina Gomes

Nenhum comentário: