sexta-feira, 28 de outubro de 2011

EM BREVE!



Nesta sexta, logo que as crianças entraram na sala de projeção da ELC receberam pulseiras coloridas de papel. Elas eram vermelhas, azuis ou amarelas e permaneceram como um mistério até a segunda parte da aula.
Na primeira, visualizamos os cartazes de todos os filmes vistos na ELC no segundo semestre: De "Rio" a "Turma da Mônica - Uma aventura no tempo", passando por "A viagem de Chihiro", "Coraline" e outros títulos. Observamos e conversamos sobre as especificidades de cada um e sobre o que todos tinham em comum. Por exemplo, percebemos que, através de imagens, todo pôster de filme contém informações básicas sobre o filme em questão. Isso porquê, crianças que não haviam assistido determinado filme souberam extrair informações do cartaz.
Em todos os cartazes analisados, os protagonistas estavam presentes, bem como elementos importantes para a história, como a máquina do tempo de "De volta para o futuro" ou a rosa de "O pequeno príncipe". Percebemos também que o tipo de letra usada nos títulos sempre está totalmente de acordo com a estética do filme.


Depois do papo, as crianças foram divididas em 3 grupos, de acordo com as pulseiras coloridas: Grupo vermelho, grupo amarelo e grupo azul.
Para cada grupo, foi sorteado um filme que está sendo desenvolvido pelas turmas de terça, quarta e quinta.
Lemos todas as histórias, que estão coladas nos painéis das turmas, para que todos tivessem em mente os elementos usados em cada filme.
A partir disso, as crianças de cada grupo, individualmente, fizeram esboços em folhas de ofício da ideia que tinham para o cartaz do filme sorteado.
Em seguida, cada grupo reuniu todas as ideias de seus integrantes num único cartaz feito em folha de cartolina.

Depois de prontos, os cartazes serão expostos pelos corredores da ELC, juntamente com faixas vermelhas com a descrição "EM BREVE".


Por  Josy Antunes

Nenhum comentário: