sábado, 20 de novembro de 2010

400 CONTRA 1

Hoje dia 20 de Novembro (Dia da consciência Negra) a ELC realizou uma sessão do longa 400 Contra1, e contou com a presença de um dos roteiristas do filme, Julio Judemir. Antes e depois da sessão o roteirista bateu um bom papo com a platéia, que estava ávida por respostas, platéia esta formada pelos alunos das turma de roteiro e animação.
Estreando na direção de longas de ficção, o documentarista Caco Souza sabia que estava andando num terreno perigoso ao fazer “400 contra 1 – Uma história do comando vermelho”.
O longa fala sobre o líder do Comando Vermelho no final dos anos de 1970, William da Silva Lima. Conforme explica o diretor, o Comando Vermelho nasceu num período em que existiam presos políticos e estes ficavam junto dos presos comuns. “Tanto quem assaltou um banco quanto aqueles considerados subversivos ficavam nas mesmas celas. A união deles permitiu reivindicações de seus direitos”.

No longa, Daniel de Oliveira (“Cazuza – O tempo não para”) interpreta William.
Quando comecei a pensar no filme, não tive dúvidas: o Daniel era a única pessoa que eu queria para fazer o William”. O diretor acrescenta que o ator, por conta disso, esteve envolvido com o filme desde o comecinho, e isso ajudou aos dois no processo.

Na parte técnica, Souza procurou cercar-se de alguns dos melhores profissionais de cada área. A direção de fotografia é de Rodolfo Sanchez (“Pixote”) e o roteiro de Victor Navas (“Cabra Cega”, “Carandiru”), feito com a colaboração do escritor Julio Ludemir, autor do livro “Sorria, você está na Rocinha”.
(Blog Oficial do Filme 400 Contra 1)



(DEBATE COM O ROTEIRISTA JULIO LUDEMIR)

















Nenhum comentário: