sábado, 27 de novembro de 2010

Para você, o que é ser um cinéfilo?

Para você, o que é ser um cinéfilo?

Com o seu inseparável i-Phone na mão programado para gravar, esta foi a primeira pergunta feita pelo multi-mídia Marcus Faustini, num de seus dias de reporter.
Diante de algumas personalidades do cenário cultural da Baixada Fluminense que supostamente poderiam responder á pergunta que será publicada na próxima edição da revista FILME CULTURA. Incluidos na lista de personalidades estavam:

Bion e Luana, articuladores do Buraco do Getúlio, um dos cineclubes mais eclético, democrático, diverso na sua curadoria e badalado da Baixada.

Josy Antunes, jovem reporter coloboradora do Centro Cultural Donana em Belford Roxo e uma grande articuladora da cultura da Baixada, Levi de Andrade, ex aluno da Escola Livre de Cinema que no período em que participou da ELC realizou um curta com o título "Harry Pobre" e o prodígio Elion, nosso mais jovem entrevistado. Do alto de seus nove anos, Elion fala como um grande intelectual sobre tudo que lê, desde o surgimento do universo através da teoria do Big-Bang até seus próprios roteiros, que quase na sua totalidade tem o próprio como personagem. Elion respira idéias para o cinema.

Faustini conduziu a entrevista mais como um gostoso bate papo sobre pessoas e filmes sempre utilizando a palavra "cinéfilo", como se fosse um dispositivo, para ouvir a opinião dos entrevistados sobre desejos, atitudes e comportamentos dos próprios entrevistados e de conhecidos em relação ao como, quando e quais filmes ver. O nome mais citado como cinéfilo de carteirinha foi o de Getúlio Ribeiro, também ex-aluno da ELC. O nome dele foi tantas vezes citado que Faustini resolveu de imediato entrevistá-lo no dia seguinte.

Para saber o que cada um respondeu na entrevista é só procurar a próxima edição da revista FILME CULTURA numa banca especializada mais próxima de você.

E para você, o que é ser cinéfilo? Porque?

2 comentários:

Tecelã disse...

É sempre muito bom ver as novidades rolando na ELC!
Sobre ser cinéfilo, eu costumo dizer que eu não faço cinema (ainda), mas o cinema me faz.
Bjs a todos.
PS: Barnabé, queria seu e-mail pra mandar o texto (lembra de mim?)

Barnabé disse...

Obrigado tecelã, meu E-mail é: barnabe.anderson@gmail.com
Aguardo contato.