quinta-feira, 2 de junho de 2011

Contando a história...

Hoje começamos tentando afastar o ar de preguiça que o clima em Nova Iguaçu nos sugeriu com alongamentos corporais. Apesar da resistência para fazer os movimentos, conseguimos ouvir estalos e 'tracks' dos corpos dos outros colegas.
Aquecidos fisicamente, partimos para os exercícios que exigiam pensamentos. Todas as atividades de hoje foram voltadas para a criação de histórias.Nossa primeira experiência foi brincar de continue a história a partir de elementos escritos em papéis pintados colocados em copinhos. Os elementos eram os mais diversos e criativos, dentre eles, tubarão sem dente, casinha de madeira, tele transporte, esquilo... que partiam de cinco dispostivos, lugar, ambiente, meios de transporte e animais.As histórias criadas renderam risadas e descontração por serem bastante abstratas, com elementos aleatórios. A descontração nos levou a perceber que um filme pode ter mil elementos, mas desde que entre eles se estabeleça algum tipo de relação, como o esquilo e a noz no filme "A era do gelo".























Nosso papo só estava começando.. e o segundo passo foi criar histórias a partir de elementos nossos, trazidos de casa e que nos compunha no momento.
Surgiram objetos pessoais como brinco, pulseira, medalha, anel, blusa antiga, mochila, revista, mangá, foto, cordão.. que foram colocados num círculo desenhado no chão para que todos pudessem ver os elementos de cada um. Agora, cada um escolheu do circulo três objetos que não conhecia para fazer de conta que era seu e contar uma história com os mesmos.
























As brincadeiras ainda nos mostraram a importância da coerência da história de um filme, da organização das idéias e das nossas escolhas.
Por fim, depois de experimentar formas de contar nossas histórias, buscamos na internet tudo sobre ficção científica.. desde fundamentos teóricos a vídeos no youtube.














O nosso grande achado, por Fellipe Gabriel, foi um vídeo da mais bizarra sequência de ficção científica da história.




Outras descobertas estão nos links:


- Por Tarciane Simões


Abaixo, vídeos com as histórias criadas a partir dos elementos do nosso círculo, nas turmas Quinta A e B.

Por Marina Rosa e Marina Moreira

Nenhum comentário: