quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Preparando os ingredientes...



Iniciamos nossa quinta-feira (turma A e turma B) com um jogo de palavras. Cada turma foi dividida em grupos. Em cada rodada, os grupos "pescavam" de uma sacola cheia de papeis sobrados uma palavra pouco usada no cotidiano, como "perdigoto" e "embananar". Marcava um ponto o grupo que conseguisse descobrir o significado da palavra sorteada. As palavras eram desmembradas e ganhavam muitos significados estranhos e divertidos, até que, com dicas ou com a ajuda do dicionário, descobríssemos o sentido real.
Perdigoto, por exemplo, virou marca de lasanha. E "embananar" virou embaralhar banana e colocar criança pra ninar.

Em seguida, visitamos o blog da Escola Livre de Cinema pra conhecer as animações feitas pelas mediadoras e publicadas na seguinte postagem: http://escolalivredecinema.blogspot.com/2011/09/auto-animacaoConforme as dúvidas e comentários foram surgindo, conversamos sobre técnicas e curiosidades. Entre os assuntos, conversamos sobre os frames(ou fotogramas), que compõem um segundo de vídeo. Visualizamos uma película no Google e um projeto de animação stop motion aberto no software de edição Final Cut Pro. E a compreensão da técnica stop motion foi ficando cada vez mais fácil...



A partir de então, preparamos recortes, objetos, fotografias, cenários e gravações de áudio, de forma a realizarmos uma animação semelhante as das mediadoras. No nosso caso, porém, iremos envolver toda a turma: Cada criança - ou melhor, sua representação fotográfica - dirá seu nome, sua idade e um gosto pessoal.
Para produzir as "animações falantes", cada criança foi fotografada 3 vezes, com 3 expressões faciais diferentes. As fotos foram impressas, recortadas e coladas em folha de ofício. Feito isso, as crianças recortaram as fotos novamente, como na imagem acima, deixando uma margem branca, para que houvesse destaque sobre os cenários.Cada criança também gravou sua narração, utilizando o software de áudio ACID. Por exemplo: "Meu nome é Kimberli, tenho 14 anos e gosto de internet, Orkut e MSN".




Todo material gerado hoje foi guardado em envelopes, que foram guardados nas pastas individuais das crianças. A próxima quinta já começará com animação!


Por Josy Antunes

Nenhum comentário: